quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Como nasce, sobrevive e cresce uma Micro Empresa?


Como nasce, sobrevive e cresce uma Micro Empresa?



O que ainda não se entendeu, foi como nasce uma micro ou pequena empresa.

Como todo recém nascido a micro empresa necessita de cuidados especiais, em razão da euforia de ser dono do próprio negócio, alguns itens importantes demoram para serem trabalhados.

O nascimento de uma micro ou pequena empresa, normalmente, se dá com base em três passos importantes.

01- O futuro micro ou pequeno empresário tem experiência acumulada ao longo de sua vida profissional e chega a hora em que decide produzir o seu próprio produto ou serviço. (Nesse momento há o perigo de se julgar auto suficiente e não procurar especializações).

02- O futuro micro ou pequeno empresário é despedido do seu último emprego, recebe os seus direitos e com base no item 01 toma a decisão de investir o seu capital, agora em mãos, no seu produto ou serviço.

03- O futuro micro ou pequeno empresário não tem experiência profissional, mas acaba de receber o diploma de um curso que lhe credencia a uma determinada área de produto ou serviço. Agora cheio de energia, com idade muito jovem, com muitos sonhos de crescer e buscar a liberdade para criar, inovar, produzir, tornar-se um mega empresário, parte para abrir a sua própria empresa.

Conclusão: Os itens acima não obedecem a uma ordem, mas em qualquer dos casos, esse micro ou pequeno empresário vai precisar de muitas instruções, cujas orientações não se encontram em manuais e nem há uma metodologia certa.
Os itens a serem assimilados são normalmente idênticos a qualquer negócio.
01- Instalação da planta produtiva; oficina, fábrica, escritório, agência, bar, hotel ou restaurante.
02- Fundo reserva: e capital de giro para um ano pelo menos, até começar a sentir o retorno do capital investido ou iniciar o processo de auto sustentação. Manutenção da empresa até tornar-se conhecida, e começar a participar da vida comercial em sua plenitude.
03- Blindagem psicológica para suportar as pressões de toda ordem como mudança na politica do país, alterações do cambio, novos e fortes concorrentes, inovações tecnológicas que surgem a todo momento, as tendencias e hábitos de consumo dos potenciais clientes, concorrência desleal, cuja formação de preços não tem os mesmos itens que a empresa regularizada tem.
04- Falta de financiamento de longo prazo e juros pagáveis. Falta de Crédito para aquisição de novas máquinas e equipamentos para se manter no mercado.

As exigências de documentação para que uma micro ou pequena empresa participe de concorrência pública é um caso que merece atenção por parte da classe política para aprovação de Leis que respondam à ralidade do Micro e Pequeno Empresário.
Com vistas a esse raciocínio, conclui-se que o micro ou pequeno empresário é acima de tudo um Herói. Um guerreiro espartano.
Porque todos; as autoridades políticas, financeiras e outras sabem que o Micro ou Pequeno empresário é uma gerador de empregos e renda, é um inovador e tem agilidade e capacidade para mudar imediatamente a fim de atender as demandas do mercado e as diretrizes governamentais e está diretamente ligado e envolvido para que as metas de controle ambientais e desenvolvimento sustentável sejam alcançadas, mas o Micro ou Pequeno empresário, é deixado de fora das decisões importantes do país, pois quem tem que decidir faz questão de desconhecer a capacidade do micro ou pequeno EMPREENDEDOR.


Http://www.konlinux.com.br – fundada em 2002.

Nenhum comentário: